Qual a empresa?
Categorias mais buscadas: ver todas as categorias

Empreendedorismo

Serviços e comércio avançam entre micros e pequenas empresas

23/09/2011

A expectativa de baixo crescimento da indústria nacional não causa preocupação apenas pela queda de faturamento das grandes empresas. Embora tenham participação inferior a 20% na composição do Produto Interno Bruto (PIB) do País, as micro e pequenas  indústrias também sofrem com a atual conjuntura econômica.


De acordo com estimativas do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), em São Paulo, a participação do setor no total de micro e pequenas empresas terá queda até 2015. Na comparação percentual de empresas voltadas para comércio e serviços, até a metade desta década, apenas 9% das micro e pequenas empresas serão do segundo setor. A partir do ano 2000, quando a participação era de 14%, o número destas companhias não chegará a dobrar em 15 anos, enquanto as comerciais e de serviços quase triplicarão. De acordo com especialistas da área, o panorama para 2020 é ainda pior.


O setor de construção civil confirma essa tendência. Com um crescimento de 9,8% no primeiro semestre, e movimentação de US$ 68 bilhões o setor mantém otimismo para 2012, e motivos não faltam: o crescimento da Internet e da classe C, alinhadas, obriga as empresas de comércio e varejo a expandir seus galpões e centros de distribuição. A chegada de novos concorrentes em restaurantes e lojas de departamentos também contribui, além do alto ritmo de construção de hotéis.Gustavo MachadoPaula Cristina


Fonte: DCI


 


Voltar Índice de Empreendedorismo
Coloque sua empresa na internet! Hot Sites EmpresasVALE
ApoioIncubadora Tecnológica UnivapSão José dos CamposSebrae SPCIESPUnivapParceirosACI SJCACI SP
2000 - 2013 | EmpresasVALE® - Todos os direitos reservados
Desenvolvido por: Sites&Cia