Qual a empresa?
Categorias mais buscadas: ver todas as categorias

Empreendedorismo

Oportunidade de lançar marca própria com pequeno investimento

29/07/2011

Ter algumas noções de administração, conhecer o público alvo, avaliar o mercado e as possibilidades de transformar seu produto em algo desejado pelo consumidor. Estas são algumas barreiras que levam muitos brasileiros a desistir de investir em um novo negócio e realizar o sonho de ter uma marca própria.


Para facilitar o primeiro contato com o consumidor, uma nova modalidade de negócios chegou a Curitiba há um ano e tem incentivado novos empreendedores a comercializar seus produtos. A ideia bem-sucedida começou nos bancos da faculdade e foi implementada na capital paranaense pelos empresários Raisa Terra, Francisco Del Rio e Nathalia Anring. A Endossa – Loja Colaborativa é um amplo espaço neutro, que aluga caixas de seis diferentes dimensões para que marcas possam vender seus produtos.


A ousada linha conceitual prevê que a comercialização seja feita no próprio local pela equipe da Endossa, tendo como principal trunfo vender pelo menos o valor do aluguel mensal. Os interessados precisam apenas levar os produtos e, por um sistema online disponibilizado pela Endossa, conseguem acompanhar as vendas e saber o momento certo de fazer a reposição de produtos. O único custo é com o aluguel, mas quem não cumpre a meta precisa deixar o espaço. Com isso, quem decide se a marca vai permanecer ou não no local é o cliente. Em São Paulo, onde o modelo já está consolidado, a Endossa possui uma lista com mais de 200 marcas na espera por uma vaga.


A pesquisa Global Entrepreneurship Monitor, divulgada pelo Sebrae, em abril, mostra que do total de empreendedores no país em 2010, 68% entraram no mercado por oportunidade e 32% por necessidade. A pesquisa ainda revela que os empreendedores veem na atividade varejista a melhor oportunidade de investimento. De cada 100 novos negócios, 25% optam pelo comércio.


E uma boa oportunidade para quem quer investir na comercialização de produtos e testar a receptividade do público é apostar em uma loja colaborativa. Para os proprietários, o espaço é favorável tanto para os clientes, que encontram diversos produtos no mesmo lugar, quanto para as pessoas que têm interesse em divulgar seus produtos, mas não têm condições para realizar grandes investimentos. Nesses espaços é possível expor produtos e marcas próprias sem precisar gastar muito. Em um único lugar o consumidor pode encontrar produtos diferenciados de designers, estilistas, artesãos e inventores, com valores atrativos.


Qualquer pessoa pode alugar uma caixa, disponível em seis tamanhos, com aluguel que varia entre R$ 140,00 e R$ 500,00. O lucro das vendas é 100% revertido para os donos dos produtos. As facilidades já atraíram empreendedores de Maringá, Caxias do Sul, Fortaleza, Florianópolis, Belo Horizonte e São Paulo, que conseguem divulgar a marca em Curitiba sem precisar investir em uma grande estrutura. “Os novos empreendedores só precisam conquistar os clientes e repor os produtos”, comenta Raisa Terra.


De acordo com Raísa, uma dica importante é a utilização das redes sociais para ajudar na divulgação dos produtos. “Muitos clientes de São Paulo que possuem caixas aqui em Curitiba conseguem aumentar o lucro e a divulgação da marca com as participações em redes sociais”, comenta.


Fonte: Incorporativa


Voltar Índice de Empreendedorismo
Coloque sua empresa na internet! Hot Sites EmpresasVALE
ApoioIncubadora Tecnológica UnivapSão José dos CamposSebrae SPCIESPUnivapParceirosACI SJCACI SP
2000 - 2013 | EmpresasVALE® - Todos os direitos reservados
Desenvolvido por: Sites&Cia