Qual a empresa?
Categorias mais buscadas: ver todas as categorias

Empreendedorismo

Modelo Canvas estrutura negócio de forma rápida e simples

25/07/2012

Campo Grande - O Canvas é um modelo de negócio que aponta o potencial para uma ideia da economia digital se transformar num produto rentável. De acordo com o livro Business Model Generation, é uma descrição da lógica pela qual uma organização cria, entrega e captura valor. Essa será a metodologia que o Sebrae levará para as startups que participarem da Campus Party Recife, que será realizada de quinta-feira (26) a segunda-feira (30) na capital pernambucana.

No entanto, para que as organizações consigam descrever esta lógica é necessário um modelo que facilite esta tarefa. A descrição de planos de negócios, de acordo com a publicação, exige um “formato simples, intuitivo e consistente, que consiga capturar as complexidades do faturamento da empresa”.

“Colocar o negócio no papel facilitou o planejamento e reforçou a organização no início da empresa”, afirma o empresário Antonio Marques Almeida, para destacar a importância de traçar no papel o mapa dos passos a serem dados desde a constituição da empresa até sua consolidação no mercado.

Proprietário da Fino Corte Carnes e Conveniência, de Campo Grande, ele revela que a elaboração do plano de negócio, de um modo simplificado, foi de fundamental importância, pois agilizou a parte legal do empreendimento e ele pode saber que processos seriam mais fáceis de ser superados e quais iriam requerer uma maior dedicação. “O plano de negócios nos fez descobrir que a maior dificuldade seria a obtenção de linhas de crédito e por isso pudemos planejar melhor os recursos“, afirmou o empreendedor.

A empresa, constituída legalmente no mês de março, foi inaugurada no dia 9 de junho e está apresentando resultados conforme previsto no plano de negócio. Segundo o empresário, desde os primeiros passos houve um acompanhamento do Sebrae no Mato Grosso do Sul, que deve ter seguimento nos próximos anos.

Componentes do Quadro Canvas:

1. Segmento de Clientes: para quem estamos criando valor?
2. Propostas de Valor: que valor entregamos a nossos clientes?
3. Canais: como alcançamos e queremos alcançar nossos clientes?
4. Relacionamentos com Clientes: que tipo de relacionamento esperamos ter com nossos clientes?
5. Modelo de Receitas: por qual valor os clientes estão dispostos a pagar?
6. Principais Recursos: quais os principais recursos que nossa proposta de valor requer?
7. Principais Atividades: quais as principais atividades requeridas por nossa proposta de valor?
8. Alianças: quem são nossos principais parceiros?
9. Estrutura de custos: quais são nossos principais drivers de custo?


Aprenda como estruturar seu modelo de negócios no treinamento Visualizando meu negócio no papel, do Sebrae em Mato Grosso do Sul. Consulte a programação pelo 0800 570 0800 ou no site www.ms.sebrae.com.br.

Fonte: Sebrae


Voltar Índice de Empreendedorismo
Coloque sua empresa na internet! Hot Sites EmpresasVALE
ApoioIncubadora Tecnológica UnivapSão José dos CamposSebrae SPCIESPUnivapParceirosACI SJCACI SP
2000 - 2013 | EmpresasVALE® - Todos os direitos reservados
Desenvolvido por: Sites&Cia