Estudantes da rede estadual de ensino de São Paulo poderão ter uma nova disciplina no currículo. Por meio de uma parceria firmada com o Sebrae-SP, Empreendedorismo passará a ser trabalhado dentro da sala de aula. As atividades fazem parte do nível Jovens Empreendedores Primeiros Passos, desenvolvido para alunos do primeiro ao nono ano do Ensino Fundamental. A parceria foi publicada no último domingo, no Diário Oficial.
Esta é a primeira vez que o Programa Educação Empreendedora é levado para a rede de escolas estaduais de São Paulo. A iniciativa, que já existe em escolas particulares e municipais, começará pela capital e na Baixada Santista. Na segunda-feira, 18, terão início as atividades das primeiras turmas de capacitação de professores da capital, nas regiões Sul e Oeste. Na terça-feira, 19, começam a ser treinados professores de São Vicente.
Com a capacitação, as atividades poderão ser iniciadas nas escolas já em agosto. A disciplina não será obrigatória, e o programa estará disponível a todas as escolas que demonstrarem interesse. Jovens Empreendedores Primeiros Passos é o primeiro nível do Programa Educação Empreendedora do Sebrae-SP. Entre os desafios desta fase está o estímulo aos jovens para que se tornem protagonistas da própria vida, aprendam a trabalhar em equipe, aprendam com os próprios erros e desenvolvam percepção do que acontece ao seu redor.
Nas atividades realizadas dentro deste curso, os alunos realizam projetos que demandam comportamento e cultura empreendedora, ética, cidadania, cooperação, inovação e sustentabilidade. Nesta fase, os alunos são estimulados a desenvolver comportamentos empreendedores e recebem informações básicas sobre empreendedorismo. Com atividades lúdicas, buscam colocar o aprendizado em prática, através da montagem de loja e criação de produtos.
Sobre o programa
Lançado pelo Sebrae-SP em 2002, o Programa Educação Empreendedora tem como objetivo fomentar a cultura empreendedora dos jovens nas instituições de ensino. Busca desenvolver habilidades que lhes permitam ser empreendedores e protagonistas das próprias vidas, favorecendo, ainda, a região e a comunidade onde vivem, social e economicamente.
O Programa divide-se de acordo com o nível de ensino e aprofunda gradativamente as questões da educação empreendedora. É oferecido a alunos desde o Ensino Fundamental até a universitários. O foco, em todos os níveis, é o comportamento empreendedor dos alunos e o desenvolvimento de plano de negócios.
Para execução deste Programa, o Sebrae-SP firma parcerias com instituições de ensino e responsabiliza-se pela capacitação dos professores, que passam a ser fortes aliados no desenvolvimento do curso junto aos alunos. Entre 2002 e 2010, 9.794 professores foram capacitados e 275.535 alunos participaram da iniciativa em todo o Estado de São Paulo.
Fonte: Incorporativa
| Voltar | Índice de Empreendedorismo |