Brasília – Aos 25 anos e no auge de uma carreira bem-sucedida no mercado financeiro, Gica Mesiara teve um insight: queria ajudar as pessoas a se conectarem com a natureza, mas não sabia como fazê-lo em uma cidade dominada pelo concreto como São Paulo.
A vontade de apostar em um negócio que oferecesse sustentação financeira ao projeto pessoal levou à criação do Quadro Vivo, um arrojado método de paisagismo vertical que ganhou as paredes de apartamentos, casas e restaurantes do Brasil, e se prepara para chegar ao exterior.
A empresa nasceu em 2002, mas já em no ano 2000, Gica desenvolveu na sala do próprio apartamento a técnica de adubação e irrigação que emoldura plantas como se fossem quadros – daí o nome do negócio.
Hoje, a Quadro Vivo ocupa um prédio de três andares, todo revestido por plantas, na avenida Sumaré, na capital paulista. “Qualquer pessoa pode ter o próprio jardim. Criei um produto de fácil manejo e uma técnica de manutenção bem elaborada e com durabilidade”, aponta ela.
A rega da planta na parede é feita automaticamente por um mecanismo ajustado ao quadro. O adubo também tem um componente próprio com vida útil de 20 anos, sem necessidade de reposição de terra. Gica garante ainda que a planta bem escolhida e adequada ao clima onde será cultivada não morre e nem precisa ser trocada.
Prêmio
Em 2004, Gica Mesiara recebeu o Prêmio Sebrae Mulheres Empreendedoras, hoje chamado de Prêmio Sebrae Mulher de Negócios. A empresária diz que o reconhecimento lhe rendeu muita repercussão e que a formação que recebeu da instituição foi muito importante para o sucesso.
“Sou garota-propaganda do Sebrae e recomendo seus cursos e capacitações a todo proprietário de micro e pequena empresa. A instituição tem um papel importantíssimo no fomento ao empreendedorismo no país, já que o Brasil tem uma veia empreendedora, mas não tem educação e preparo empresarial”, observa.
40 anos
A trajetória dessa e de outros milhões de empreendedores faz parte da história do Sebrae, instituição criada em 1972 para fomentar e desenvolver os pequenos negócios no Brasil. “Estamos completando 40 anos de atividades com resultados muito positivos na melhoria da gestão empresarial e da competitividade dos microempreendedores individuais, micro e pequenas empresas”, ressalta o presidente do Sebrae, Luiz Barretto. “Individualmente, uma empresa não faz diferença, mas no conjunto, os empreendimentos desse porte são 99% das empresas e fortalecem a economia do país”, completa. Saiba mais sobre os 40 anos do Sebrae na internet:www.onegocioeacreditar.com.br.
Fonte: Sebrae
| Voltar | Índice de Empreendedorismo |