A facilidade em atrair e conquistar clientes vem das experiências anteriores de Eugênia da Luz Santana, que sempre trabalhou com público. A empreendedora individual trabalhava, junto com sua mãe, como vendedora de lingerie de porta em porta em Jacobina. “Minha mãe me incentivou. Sempre quando podia viajava para comprar mercadorias para vender nas horas vagas”, contou a empreendedora.
Em 2012, ela enxergou uma oportunidade de ampliar o seu negócio e abriu no município a sua própria loja: a Fashion Luz. “É preciso melhorar sempre, ampliar e lançar novos produtos. Por isso, resolvi montar uma loja. Procurei um local e comecei a trabalhar também com roupas femininas e masculinas, além de acessórios”, completa.
Formalizada como microempreendedora individual há sete meses, Eugênia percebeu a importância de buscar conhecimento e orientação do Sebrae. A empresária revela que a oportunidade foi boa tanto pela divulgação de sua loja quanto pela troca de experiências com outros empreendedores. “Aprendi muito com as oficinas, principalmente a SEI Controlar meu dinheiro e SEI Vender”. Para Eugênia, o principal ingrediente da receita de sucesso da Fashion Luz é o bom atendimento. “Os cursos e palestras que o Sebrae realiza são sempre muito bons. Aprendi, por exemplo, como atender a meus clientes, que é um fator muito importante em uma empresa. Por isso, pretendo participar cada vez mais dos cursos”.
De acordo com o coordenador da Unidade Regional do Sebrae em Jacobina, Geronilson Ferreira, a capacitação é importante. “Muitos microempreendedores individuais que participam ativamente dos cursos sempre conseguem melhorias nos seus empreendimentos, colocando em prática o que aprendem”, afirma. Para Eugênia, “O Sebrae é um parceiro muito importante. Todo empresário que quer crescer deve buscar orientação antes de começar a empreender”.
Fonte: Pequenas Empresas & Grandes Negócos
| Voltar | Índice de Empreendedorismo |