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Colunistas: Regina Araújo

Liderança Carismática! Você tem?

Qual o papel que devem desempenhar os líderes de nível médio de uma empresa como gerentes, supervisores, coordenadores de grupo?

Qual a sua importância para o sucesso de uma empresa? Como os profissionais de nível médio devem proceder para que sua liderança seja sentida e faça diferença em uma empresa, mesmo sem estar no topo da escala hierárquica das companhias em que trabalham?

Os profissionais de nível médio possuem grande responsabilidade no desenvolvimento de uma empresa. São eles que, muitas vezes, dão à cara a tapa e possuem a função de motivar pessoas, mesmo quando as idéias não são tão generosas com os subordinados nem tão geniais. Eles têm que driblar o plano de metas irreal ou a carga excessiva de trabalho. Os líderes de nível médio têm o papel de mediador entre a alta chefia e os subordinados, tendo muitas vezes de colocar em prática o endomarketing.

Eles devem exercer sua função focando em resultados, aplicar a liderança coaching (treinador), ser carismático e acima de tudo saber ouvir com os olhos, coração e ouvido. Devem ter cuidado ao tomar decisões, já que ocupar posição de liderança de nível médio significa que o poder também é mediano. Entrar em rapport (sintonia) com sua chefia é fundamental para não criar resistências e ciúmes que poderão gerar conflitos.

Sentir, Pensar e Agir é a ordem que deve ser seguida. Para isso, sugiro algumas dicas que podem levá-lo a subir rapidamente a uma liderança de topo dentro da empresa.

- Desenvolva uma saudável obsessão para atingir seus objetivos;

- Seja persistência;

- Aproveite a vivência e sabedoria de outras pessoas;

- Não tenha vergonha de aprender e perguntar;

- É muito importante possuir senso de autocrítica e ouvir sugestões;

- Cada um deve desenvolver suas habilidades técnicas: cursos, treinamentos, seminários, ler livros, revistas, reportagens, jornais;

- É necessário conhecer bem o que se faz;

- Procurar ser extraordinário em alguma coisa. Concentre-se na sua atividade e procure fazer, a cada dia, um pouquinho melhor, cada uma de suas tarefas;

- Analisar problemas em profundidade e tomar decisões mais rápidas. Quem conseguir produzir mais consegue mais;

- Ter Visão. É a arte de ver o invisível. Enxergar sempre adiante. Não deixar se limitar pelos problemas;

- Capacidade de realização. Acreditar em milagres. Realize o impossível;

- Seja generoso com as pessoas;

- Seu exemplo pessoal é de vital importância para plena compreensão do que você comunica. Mesmo fora da empresa sua conduta moral e espiritual será de grande valia na motivação de seus subordinados;

- Se marcar uma reunião, não a cancele;

- Na reunião, procure tomar nota e lembrar o que foi dito da última vez;

- Estabeleça objetivos;

- Não mude a rota já iniciada. Os empregados esperam continuidade de sua parte;

- Acompanhe regularmente as tarefas dos subordinados. Se disser a um empregado que vai verificar alguma coisa para ele, faça o que prometeu;

- Evite o ridículo público, ou seja, repreender alguém quando os outros estão ouvindo;

- Evite também só chamar as pessoas a sua sala quando pretende criticá-las. Se for seu estilo, todos ficarão sabendo o que vai acontecer;

Um gerente de nível médio tem uma vantagem sobre os demais profissionais. Ele está mais próximo de seus subordinados e em conseqüência poderá manter sua equipe sob controle e consequentemente também poderá observar com maior clareza os fatores de motivação e insatisfação. Saber aproveitar essa condição possibilitará uma promoção em tempo muito menor.

“A vida é um eco!
Verifique o que você está dando
para entender o que está recebendo"

Contatos pelo e-mail: reginaaraujo@reginaaraujo.com.br
Site: www.reginaaraujo.com.br

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