Qual a empresa?
Categorias mais buscadas: ver todas as categorias

Colunistas

Por que olhar com atenção para o morro?

O Instituto Data Popular deve divulgar em breve o mais extenso estudo sobre as favelas brasileiras, realizado em 43 cidades.

Quem teve acesso aos dados preliminares afirma que, em anos recentes, mudou radicalmente o panorama desses núcleos de moradia.

Quase metade dos residentes (47%), por exemplo, já conta em casa com pelo menos um aparelho de TV de tela fina, ou seja, de plasma ou led. No total, 28% das moradias já possuem algum canal de TV pago.

A pesquisa indica que os gestores de negócios precisam rever a idéia que têm da favela. Os barracões de papelão, madeira e zinco estão sendo rapidamente substituídos por casas de alvenaria.

Dentro dessas moradias (agora, nem sempre irregulares), existem pessoas que trabalham e consomem, de alimentos a cosméticos, de eletrodomésticos a veículos.

Logicamente, não é ainda o melhor do mundo para se viver. No entanto, as favelas estão se diversificando e sofisticando, especialmente com os ganhos dos jovens profissionais, mais escolarizados.

Em várias cidades, os grandes bancos já oferecem linhas de crédito para pequenos empreendedores que atuam em favelas.

As grandes empresas, especialmente do varejo, já olham com grande cuidado para esses núcleos. Querem entender a complexidade desse mercado, hoje majoritariamente composto de pessoas da nova Classe C.

Quem quiser vender para esse público terá que compreender suas demandas e singularidades.

Esse processo exige adaptações nos projetos de marketing, no modelo de atendimento e na própria logística. Quem decifrar esses enigmas estabelecerá considerável vantagem sobre a concorrência.

Quer fazer novos negócios e conquistar novos clientes? Olhe com mais atenção para o “morro”? Quer fazer ainda melhor? Vá conhecê-lo de perto.

Afinal, a teoria, na prática, funciona!


Contatos através do e-mail: julio@carlosjulio.com.br
Site: www.carlosjulio.com.br

Voltar

Coloque sua empresa na internet! Hot Sites EmpresasVALE
ApoioIncubadora Tecnológica UnivapSão José dos CamposSebrae SPCIESPUnivapParceirosACI SJCACI SP


2000 - 2014 | EmpresasVALE® - Todos os direitos reservados
Desenvolvido por: Sites&Cia