Qual a empresa?
Categorias mais buscadas: ver todas as categorias

Colunistas: Raúl Candeloro

Como reconhecer um pequeno gigante?

Existe um ponto na vida de qualquer empresa de sucesso que pode ser considerado um verdadeiro dilema – continuar crescendo ou não?

Muitas empresas brasileiras ficam presas nesse ponto. Algumas crescem, perdem a identidade e acabam desaparecendo. Outras enfrentam problemas sérios, típicos do crescimento desordenado. Outras ainda passam por dificuldades financeiras. Poucas resistem a tudo isso e crescem, com alto faturamento anual.

Mas existe um pequeno (porém forte) movimento contrário, de empresas que querem permanecer pequenas, sem perder o controle, a identidade ou o equilíbrio. E que principalmente, não querem perder a paixão e o orgulho pelo que fazem. Entendem que empresas de qualquer tamanho podem ser excelentes e querem se manter assim.

Em um dos famosos encontros anuais na GE, Jack Welch explicou porque admirava as pequenas empresas de espírito empreendedor. “Para começar, elas se comunicam melhor. Sem os entraves da burocracia, as pessoas falam e também escutam. E como existem menos pessoas envolvidas, elas se conhecem e se compreendem melhor. Segundo, pequenas empresas são mais ágeis e rápidas. Elas entendem o custo de ficar parado no meio do caminho. Terceiro, com menos níveis hierárquicos e menos camuflagem, os líderes aparecem claramente. Sua performance e impacto são claros para todos. Quarto e último, empresas pequenas são muito mais eficientes contra o desperdício. Elas gastam menos tempo em reuniões, comitês, política interna, papelada inútil. Como essas empresas têm menos gente, essas pessoas precisam trabalhar bem e realizar o que é realmente importante. A equipe de uma empresa verdadeiramente empreendedora canaliza todas suas energias e atenção para o mercado, e não para a burocracia e politicagem interna”.

Empresas com características empreendedoras são realmente diferentes. O especialista norte-americano Bo Burlingham, editor da revista Inc., e autor do livro Pequenos Gigantes (Editora Globo), contou-me quando esteve no Brasil, no ano passado, que de acordo com suas pesquisas, as empresas que ele denominou “Pequenos Gigantes” têm características em comum. Vamos citar algumas

1) Ao contrário de muitos empreendedores, seus entenderam todas as opções que tinham e escolheram claramente o caminho que desejavam seguir. Ou seja, tinham uma atitude pró-ativa em relação ao seu crescimento.

2) Os líderes enfrentaram pressões imensas para mudar de curso. Essas empresas poderiam ser maiores, talvez mais lucrativas, mas seus líderes decidiram focar na sua missão – em ser os melhores, não os maiores. Tudo para preservar seu espírito empreendedor, sua liberdade e a excelência que tanto buscam.

3) Essa empresas têm ligações extraordinariamente fortes com a comunidade local. Não é raro que ajudem o hospital local, ajudem a manter creches, escolas e parques, que patrocinem times esportivos, etc.

4) Também cultivam fortes relações com clientes e fornecedores, baseadas em contato pessoal, atendimento e respeito mútuo.

5) O ambiente de trabalho é excelente. Todos se conhecem, existe forte sentimento de “grupo”, as pessoas realmente vestem a camisa e têm orgulho de trabalhar ali. A paixão dessas pessoas pode ser sentida ao se pisar na empresa ou se você falar com qualquer um dos funcionários. Há um ambiente de trabalho que estimula e recompensa as necessidades criativas, emocionais, espirituais, sociais e financeiras da equipe.

6) A maior parte dessas empresas pratica “open book management”, ou administração aberta, em que todos têm acesso aos relatórios. Isso geralmente é um assunto tabu para a maior parte dos empresários, mas os defensores dessa prática juram (e demonstram) que isso faz a maior diferença na hora de “destravar” todo o potencial da empresa, pois ao compartilhar informações, ensinando o que aqueles relatórios significam e como cada um na empresa pode ajudar, a vida das pessoas muda para sempre.

Como acredito que também temos casos de sucesso semelhantes em nosso país, lancei o concurso Pequenos Gigantes Brasil. Desejamos descobrir o que essas empresas, que buscam a excelência, tem em comum. Se você acha que sua empresa encaixa-se nesse perfil, faça sua inscrição no site www.pequenosgigantesbrasil.com.br.

Anuncie ou renove seu anúncio no www.empresasvale.com.br
e receba 3 meses da Revista VENDA MAIS em seu endereço.

Contatos através do e-mail: raul@vendamais.com.br
Site: www.vendamais.com.br

Voltar

Coloque sua empresa na internet! Hot Sites EmpresasVALE
ApoioIncubadora Tecnológica UnivapSão José dos CamposSebrae SPCIESPUnivapParceirosACI SJCACI SP


2000 - 2014 | EmpresasVALE® - Todos os direitos reservados
Desenvolvido por: Sites&Cia