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10 dicas de ouro para fazer mais em menos tempo?

É a pergunta que não quer calar. Neste dias rápidos de Dezembro, as pessoas lutam para cumprir suas metas de trabalho. No entanto, parece que falta tempo e sobram tarefas.

Recentemente, adiantei minha confraternização de fim de ano com os colaboradores justamente para cumprir minha extensa agenda de 2013, que contempla reuniões e palestras.

O encontro em minha casa foi excelente. Pude ouvir avaliações, ideias, sugestões, anedotas, histórias e até elogios desses parceiros profissionais.

Em dado momento, a preocupação com as obrigações em série veio à tona. Meus convidados também tinham muito o que fazer até o recesso para as festas.

Assim, lembrei que, sobre questões conceituais, tenho conseguido gravar em cerca de uma hora até dez edições do programa Gestão Descomplicada, da Rádio CBN.

Logicamente, isso vale para temas gerais que contemplam demandas dos ouvintes. Em caso de assuntos quentes, a ordem é gravar a fala na hora.

Enfim, ficou a pergunta: como dar esse “sprint” laboral em tempos de agenda lotada?

Refleti sobre o assunto, importantíssimo para o mundo da gestão, especialmente durante a produção de meu mais recente livro, Você, um Grande Empreendedor.

Com base nessa experiência, fui capaz de elencar dez dicas para os amigos leitores.

1. Para ficar rico e ter sucesso, não é preciso ser escravo do relógio. O tempo não deve ser visto como problema, mas como oportunidade.
2. Agendas apropriadas devem incluir o estudo, o entretenimento, os cuidados com a saúde e as atividades com a família.
3. Faça um planejamento já no início do ano. Vale para quem está gerindo um negócio e para quem está tocando uma carreira. Um dezembro atribulado muitas vezes é consequência de um ano que se iniciou sem um plano de ação.
4. Durante o ano, faça correções estratégicas em seu plano de atividades. Corrija-o sempre que for necessário. Não deixe que se desatualize. Planeje-se para períodos mais curtos, como meses e semanas.
5. Quando você coloca as tarefas no papel, percebe que muitas são pura perda de tempo. Nada agregam ou podem ser executadas por outras pessoas. Delegando missões e otimizando a realização de tarefas, você ganha tempo para atividades mais importantes e para sua vida pessoal.
6. Evite procrastinar. Esse é um vício de nossa cultura. Muitos só fazem quando pressionados por prazos, quando ouvem a reclamação de líderes ou clientes. Adiamentos geram folgas injustas e intranquilas. E mais: sabotam o tempo futuro do profissional, que precisará fazer tudo com sofrimento e pressa, sem o devido cuidado e minúcia.
7. Aprofunde o seu conhecimento. Muitas missões são executadas lentamente porque não se determinou exatamente o que é preciso fazer. Aprenda mais e agilize suas decisões.
8. Treine a técnica. Muita gente sabe o que é preciso fazer, mas não tem destreza para uma execução rápida. Já falei sobre meus programas de rádio. Não me basta conhecer os temas. Preciso saber como construir a mensagem, como sintetizá-la e como torná-la interessante para o ouvinte. Desenvolva o seu “know how” e agilize seu trabalho.
9. Há quem acredite que o melhor é fazer primeiro o que é difícil. Digo que o melhor é fazer primeiro o que é mais importante. Levar o cachorro doente ao veterinário pode ser fácil, mas não deixa de ser importante e necessário. Precisa ser feito? Faça logo.
10. Afirma-se que “quem trabalha muito não tem tempo para ganhar dinheiro”. Para ser mais verdadeira, a frase precisa ser alterada: “quem não tem tempo para ser feliz não tem tempo para ganhar dinheiro e ter sucesso na vida”.


Contatos através do e-mail: julio@carlosjulio.com.br
Site: www.carlosjulio.com.br

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